x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
Terça-Feira, 24 de Outubro 2017 | Adicionar aos favoritos | Português | English
noticias
Castro Laboreiro na final das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias
31/7/2017

Castro Laboreiro está na fase final das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

2 Milhões para estimular o empreendedorismo em meio rural
18/7/2017

O projeto EMER-N pretende alcançar 688 empresas distribuídas por 86 municípios no norte do país, numa iniciativa inédita em termos de abrangência e de dinamização do empreendedorismo em territórios de baixa densidade populacional.

Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior
30/12/2016

O Governo lançou uma nova linha de apoio a projetos turísticos no interior, no valor total de 10 milhões de euros. As candidaturas arrancam esta sexta-feira, com a publicação do diploma em Diário da República.

Governo lança concurso: Eficiência Energética na Indústria e na Agricultura
28/12/2016

O Governo, através do Fundo de Eficiência Energética, lançou mais um concurso para promover a eficiência energética na indústria e na agricultura, no valor de 1,35 milhões de euros, elevando para 6,8 milhões de euros o total de verbas já disponibilizadas por este fundo em 2016.

 

1ª Sessão para Pais/Encarregados de Educação
21/11/2016
A ADRIMINHO e o CLDS 3G Valença promovem no próximo dia 29 de Novembro a 1ª Sessão para Pais/Encarregados de Educação.
A ADRIMINHO participa em sessão de formação sobre a iniciativa “Portugal Sou Eu”
17/11/2016
No passado dia 15 de Novembro, a ADRIMINHO marcou presença numa sessão de formação sobre o programa “Portugal Sou Eu” nas instalações do Mercado Abastecedor de Braga (MARB), em Celeirós (Braga).
Assinatura de Protocolo entre IFAP, Grupos de Ação Local e Federação Minha Terra e Conferência sobre o Programa Nacional para a Coesão Territorial
3/11/2016

No passado dia 3 de novembro no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, decorreu a sessão de assinatura do “Protocolo de delegação de tarefas” entre o Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), os Grupos de Ação Local (GAL) e a Federação Minha Terra (FMT), presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

ELD - Estratégia local de desenvolvimento

A estratégia de intervenção proposta assenta numa visão para o território: A Melhoria da qualidade de vida do Mundo Rural como vector mobilizador do desenvolvimento sócio – económico do território, sendo que a implementação de projectos/acções surgirão em torno da fileira Agricultura/Floresta – Turismo – Ambiente – social, nos parece fundamental dar continuidade em termos de estratégia de intervenção. Neste sentido, a metodologia de dar relevância à fileira acima referida continua a constituir uma prioridade em termos de orientação de verbas e de políticas de desenvolvimento rural que a ADRIMINHO pretende implementar ao abrigo, entre outros, do Eixo 3 do PRODER.
No seguimento da análise SWOT elaborada para o território tendo em conta as áreas temáticas de intervenção identificadas como prioritárias, bem como o exercício de elaboração da Matriz de Enquadramento Lógico que permitiu a definição dos objectivos, foram estabelecidos alguns pressupostos de base – aspectos relevantes e orientadores:

  • A Estabilidade e/ou amento dos preços dos produtos agrícolas favorece uma política de apoio à produção de alimentos e à actividade agrícola
  • A manutenção das políticas Europeias e Nacionais de Apoio ao Desenvolvimento rural contribuem para uma aposta eficaz e objectiva ao Mundo Rural
  • Complementaridade/articulação com os Investimentos Públicos previstos no QREN 2007 – 2013 (melhoria das redes de saneamento, redes de acessibilidades, reorganização de redes sociais e educativas) permitem a melhoria das condições de vida das populações locais, contribuindo para a sua fixação
  • Implementação de politicas de protecção ambiental e florestal como garante da manutenção da paisagem, ambiente e recursos naturais

A definição dos objectivos (estratégico; específicos e operacionais) teve em consideração, para além dos pressupostos acima referenciados, a convicção de que a implementação de qualquer modelo de desenvolvimento do território terá de ser enquadrada em estratégias integradas que mobilizem os vários agentes e sejam potenciadoras de investimento, de criação de emprego e consequente fixação da população. Assim, a estratégia proposta assenta na identificação e desenvolvimento de diferentes projectos/acções que visem os seguintes Objectivos Estratégicos:

1. Dinamização e Diversificação das Actividades Económicas contribuindo para a geração de riqueza e fixação da população
2. Valorização e promoção do património garantindo a sustentabilidade dos recursos endógenos
3. Promoção da Solidariedade Social como base para a Coesão do Território

A concretização destes Objectivos Estratégicos implicam a aposta em vários objectivos, nomeadamente: específicos e operacionais.

        Avançar »              

© Copyright 2017 Adriminho, Todos os direitos reservados || Design by Komunicamos| by LV ENGINE
Em conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C Símbolo de Acessibilidade à Web[D]